Reflexão
Nesta página encontra-se a minha reflexão final sobre este primeiro semestre e sobre esta Unidade Curricular
Reflexão final
Desde pequeno já quis ser muita coisa como jogador de futebol, camionista, segurança privado. Quando acabei o secundário não contava continuar os estudos apesar de muitos incentivos para tal até porque tinha conseguido entrar num processo de seleção para fazer formação para ser segurança mas que infelizmente não consegui continuar por não me terem aceite devido ao meu problema de visão.
Já não conseguia entrar na faculdade, já era tarde demais então tentei arranjar emprego mas quando apareceu a pandemia ficou cada vez mais difícil então decidi ir para a faculdade quando podia.
Este curso acabou por ser a minha primeira opção, porque gostei bastante das possíveis saídas profissionais e gostei particularmente de ter unidades curriculares que me davam muitas e boas expetativas. Apesar de ter investigado bastante não sabia o que esperar quando cá chegasse mesmo tendo feedback de pessoas que estavam neste mesmo curso.
Quanto ao curso creio que entrei confiante e pronto para o que ai vinha. Deparei-me com várias pessoas, de sítios muito diferentes uns dos outros e com professores que estavam aqui para fazer o que é o seu trabalho. Sinceramente, nunca me tinha achado capaz de chegar à faculdade devido às minhas notas e média do secundário nem achei que seria capaz de ir longe mas no fim deste primeiro semestre já estou pronto para o próximo semestre e pronto para encarar as coisas de outra forma.
O curso em si trouxe-me várias experiências novas, novos amigos e sem dúvida pessoas que quero levar para a vida. Nunca esperei dar-me tão bem com as pessoas que conheci aqui, porque sou uma pessoa tímida e achava que não ia conseguir integrar me bem na faculdade mas agora vejo que não precisava de ter medo principalmente pelas pessoas que encontrei aqui são pessoas impecáveis quer alunos quer professores.
Acredito que o que mais me ajudo a abrir com outras pessoas do curso foi o Programa de Mentorado e também tive a experiência da praxe que me ajudou a aproximar-me de pessoas da faculdade de psicologia.
Centrando-me agora mais na unidade curricular de seminário, para ser sincero, não tinha praticamente expetativas nenhumas, não sabia o que iria acontecer nesta cadeira, pois era uma cadeira que nunca me tinha deparado. Com a primeira aula percebi como iria ser a cadeira e do que se tratava mas também percebi que não podia andar a brincar tinha que levar as coisas de uma forma sincera e foi isso que sempre tentei fazer.
Lembro-me muito bem da primeira aula, fizemos um pequeno jogo sobre sonhos, tínhamos de 5 sonhos, ir deixando um para trás até ficarmos com apenas dois e desses dois escolher apenas um para ficar. Nunca tinha visto uma ideia assim de escolher apenas um dos meus sonhos e foi muito gratificante poder explorar esse lado que creio que nenhum de nós já tinha explorado. Ao longo do semestre acho que consegui sair-me bem tive momentos baixos em alguns trabalhos mas estive sempre disposto a melhorar os momentos mais baixos.
Começando a falar do que realmente aconteceu nas aulas da cadeira de seminário. Começando pelas sessões da biblioteca, fizemos duas ao longo de todo o semestre, algo que considerei importante para aprendermos coisas que muito provavelmente não sabíamos. Depois referindo as fichas de leitura, creio que foram muito pertinentes para a nossa aprendizagem no que toca à educação. Por exemplo, todos os textos falam das diferentes formas de ver o que é a educação e como pode ser utilizada. Podemos ver as várias maneiras de utilizar a educação e podemos aprender como nós podemos utilizar a educação nas diversas vertentes. Outra grande parte dos trabalhos de seminário foram as noticias e as suas análises. Fizemos quatro noticias e as suas reflexões algo que deu para nós percebemos como andava a educação e formação no momento atual.
Um dos trabalhos que mais me deu gosto fazer foi o trabalho sobre os pedagogos, pois podemos perceber como várias pessoas ajudaram a evolução da educação por todo o mundo e usando vários tipos de materiais e matéria para evoluir a educação Sobre a entrevista a um licenciado também gostei muito já que deu para nós percebermos o que nos espera futuramente, o que podemos fazer e que funções podemos exercer.
Para concluir, acredito que apesar de alguns momentos mais baixos consegui, nesta disciplina e neste curso, ter um bom desempenho, tentei ao longo do semestre crescer e aprender a lidar com as minhas falhas para poder melhorar o que sou a nível profissional. Seminário foi uma cadeira que me ajudou a ver os vários propósitos da educação e as várias formas de utilizar a educação e os seus ensinamentos.

